Com apoio da Prefeitura dos Campi da UERJ e da Fundação Carlos Chagas de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), a partir dos Processos E-26/010.001393/2019 e SEI-260003/000318/2022, encontra-se em execução o projeto do Laboratório de Hidrologia Aplicada e Hidráulica Experimental (LABHIDRO/UERJ), do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente (DESMA), e do Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional (PEAMB) e Doutorado (DEAMB) em Engenharia Ambiental, da UERJ.
O LABHIDRO/UERJ conta atualmente com equipamentos de: sistema de simulação de chuvas induzidas, capacidade de avaliação de metodologias de racionalização do uso da água, parede hidráulica e piso sanitário experimentais; bancadas ArmField para estudos de processos hidrológicos em bacias hidrográficas, e estudos hidráulicos de canais; sistemas de membrana para purificação de água, marca LIFESTRAW; Sistema de tratamento de água de chuva marca CHOVE-CHUVA; Diverter de tratamento e bloqueio da precipitação inicial automático marca BR RAIN, Filtros CHUVA E CIA de separação da precipitação inicial; Medidor de Velocidade Flowtracker para medição de vazão marca SONTEK.

Destacam-se no LABHIDRO/UERJ às Instalações Hidráulicas Prediais de Água Fria, desde a implantação do projeto de alimentação, reservação, recalque, tratamento e distribuição aos pontos de consumo, de maneira simulada, bem como da operação de um sistemas de aproveitamento de águas pluviais, a partir de chuva induzida, em escala laboratorial.

O LABHIDRO/UERJ possui cadastro na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa do MCTI a partir do acesso https://pnipe.mctic.gov.br/laboratory/5894.
O projeto teve como idealização o trabalho de conclusão de curso (TCC), das alunas egressas Fernanda Felipe e Beatriz Dias, sob orientação do Prof. Alfredo Akira Ohnuma Jr., aprovado com êxito em 2021, intitulado: Projeto de Implantação do Laboratório de Hidrologia e Hidráulica Experimental na Faculdade de Engenharia na UERJ/Maracanã.